Justiça mantém pesquisa eleitoral após dois partidos da chapa de Dr. Marcones pedirem anulação
Nesta segunda-feira (05), os partidos Solidariedade e MDB, que compõem a chapa do prefeito e candidato Marcones, entraram com representações eleitorais para suspender uma pesquisa realizada pelo IMAPE – Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas. A pesquisa está prevista para ser divulgada no início desta terça-feira (06) pelo Blog de Didi Galvão. Faltando 1 hora para a divulgação, o juiz indeferiu mais uma liminar. As ações foram movidas pelo candidato a vice-prefeito da chapa de Dr. Marcones, Dr. Cacau e por George Arraes.
Os partidos destacaram supostas falhas na pesquisa, alegando, entre outras coisas, a falta de clareza sobre o pagador. No entanto, o juiz responsável indeferiu o pedido de liminar, argumentando que não foram apresentadas evidências suficientes. Foi constatado que Edvaldo Galvão dos Santos pagou pela pesquisa com recursos próprios.
De acordo com a Resolução 23.600 do TSE, o ônus da prova recai sobre o impugnante, que deve apresentar provas técnicas, o que não foi feito. Apesar dos partidos terem apresentado quadros comparativos de pesquisas, eles não indicaram divergências nem forneceram provas.
A pesquisa possui um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,88%, dentro dos padrões aceitáveis. O IMAPE utiliza um sistema de aleatorização para evitar vieses nas respostas.
Diante da falta de plausibilidade das alegações, a liminar foi indeferida, e o representado terá dois dias para apresentar defesa. Após esse prazo, o Ministério Público Eleitoral será consultado.