Pernambuco

Quarentena começa a valer hoje em Pernambuco

Pernambuco entra hoje em uma de suas fases mais restritivas desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. Até o próximo dia 28, todo o território do Estado estará em quarentena. A determinação foi anunciada pelo governador Paulo Câmara na última segunda.

Com as restrições, diversos estabelecimentos foram proibidos de funcionar durante 11 dias.

Durante a quarentena, ficam proibidos de funcionar diversos serviços. No caso de bares e restaurantes, o decreto autorizou a entrega via delivery e drive-thru. Já no caso de lojas de rua, apenas entregas foram autorizadas. Escolas, faculdades e universidades também tiveram as suas atividades presenciais suspensas. Espaços públicos não podem receber pessoas.

Serviços essenciais podem funcionar de forma presencial durante a quarentena, conforme o decreto estadual.

Foram proibidos de funcionar presencialmente os seguintes estabelecimentos:

  • bares e restaurantes;
  • shoppings e galerias comerciais;
  • escritórios comerciais e de prestação de serviços;
  • óticas;
  • salas de cinema e teatros;
  • academias;
  • salão de beleza e similares;
  • comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho;
  • escolas e universidades (públicas e privadas);
  • atendimento ao público nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Expresso Cidadão;
  • práticas e competições esportivas, individuais ou coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer (com exceção de jogos de futebol profissionais, que podem ocorrer sem público nos estádios).
  • operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte.

MPPE: quem fizer festa clandestina, poderá ser enquadrado no crime de organização criminosa

Coibir as festas clandestinas é um dos maiores desafios das autoridades em meio à pandemia da Covid-19. Desde janeiro deste ano, eventos estão proibidos por decreto do governo pernambucano.

Ao considerar o enquadramento em organização criminosa, o MPPE pretende ampliar a punição, somando as penas com as previstas por infração de medida sanitária. O procurador-geral de Justiça afirmou que o MPPE recomendou que as polícias devem reforçar fiscalização em eventos realizados em sítios, chácaras e outros locais, que sejam considerados casos de infração de medida sanitária.

“Tivemos reuniões com prefeitos de todo o estado e com a Secretaria de Defesa Social. Os promotores e procuradores foram orientados a enquadrar essas pessoas nesses crimes. E a polícia vai reforçar a fiscalização para pegar pesado contra quem faz festa clandestina”, afirmou Freitas.

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, nesta quarta, que haverá reforço de efetivo para fiscalizar as atividades econômicas e sociais durante a quarentena. Segundo a SDS, 4.990 policiais e bombeiros vão atuar para orientar a população para o uso da máscara, distanciamento social, vigilância de espaços com restrições de uso e circulação e inspeção em comércios e outros tipos estabelecimentos.

Covid em Salgueiro

Segundo o boletim municipal, nesta quarta-feira (16), em Salgueiro, foram registrados mais 30 novos casos da covid-19. O município também registrou mais 01 óbito de paciente idoso, com comorbidades, que estava internado em UTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *