
Chegamos a quinta cidade da série de matérias sobre o cenário político do Sertão Central de Pernambuco. Hoje trazemos o balanço dos primeiros seis meses do segundo mandato do prefeito de Serrita, Aleudo Benedito.
O segundo prefeito reeleito entre os prefeitos do Sertão Central, Aleudo aumentou sua votação em 2024 (de pouco mais de 50% para 55%) e inicia o novo ciclo com um cenário político relativamente estável. Aleudo finalmente conquistou maioria na Câmara Municipal o que não aconteceu durante seu primeiro mandato. Ele ainda conseguiu ampliar trazendo para o seu lado Doda Sampaio, o vereador mais votado das ultimas eleições.
Conhecido por um estilo direto, que por vezes gera ruídos em seus relacionamentos interpessoais nos bastidores, Aleudo tem boa presença digital e mantem o foco em obras para a cidade. O sentimento é que Aleudo não saiu da campanha e continua ativo com entregas e resultados. Nos primeiros meses, priorizou ações de valorização do servidor, como a manutenção do piso dos professores e reforço na infraestrutura básica.
Apesar de conflitos pontuais com vereadores de oposição, não há denúncias relevantes ou escândalos. A cidade tem sentido os efeitos de uma gestão comprometida, com ritmo próprio, e que consegue, até aqui, manter a máquina pública funcionando com regularidade.
Reforçamos que este conteúdo tem caráter jornalístico e opinativo, sem vínculo com pesquisas oficiais de avaliação.
Amanhã falaremos de São José do Belmonte.