
João Gomes, natural de Serrita, conquistou o Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Raízes, com o projeto Dominguinho, ao lado de Mestrinho e Jota.Pê. A vitória coloca o jovem artista sertanejo no seleto grupo de pernambucanos já reconhecidos pela maior premiação da música latina, mostrando a força cultural do estado no cenário internacional.
Entre os nomes já laureados está o salgueirense Targino Gondim, vencedor do Grammy Latino de 2001 com a canção Esperando na Janela, premiada como Melhor Música Brasileira. O feito, na época, projetou o artista do Sertão Central para o país e abriu caminho para que outros músicos pernambucanos encontrassem espaço no mercado nacional e internacional.
Além deles, a lista de pernambucanos premiados inclui Dominguinhos, de Garanhuns, vencedor em 2002 e 2012; Alceu Valença, de São Bento do Una, premiado em 2023; e Lenine, recifense com múltiplas vitórias entre 2005 e 2016. Todos representam diferentes expressões da música nordestina e brasileira, demonstrando a diversidade que marca o estado no cenário cultural.







