
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, neste domingo (12), quatro novos casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco, três deles no Sertão do Estado. As notificações mais recentes foram registradas nos municípios de Salgueiro, Mirandiba e Serra Talhada, além de Jaboatão dos Guararapes.
Com a atualização, o número total de casos suspeitos no estado chegou a 48, sendo 30 ainda em investigação. Segundo o boletim, um óbito que havia sido contabilizado em Olinda foi descartado após exames laboratoriais, e 18 casos já foram oficialmente descartados.
Em Salgueiro, a SES confirmou um caso oficial de paciente internado com suspeita de intoxicação por metanol. De acordo com informações apuradas pelo Pauta de Hoje, há ainda boatos de uma morte no município que estaria relacionada ao consumo de bebida adulterada, mas o caso não foi confirmado oficialmente pelas autoridades de saúde até o momento.
Em Mirandiba, o paciente também segue internado, enquanto em Serra Talhada foi registrado o caso de um homem que deixou o hospital sem autorização médica. Em Jaboatão dos Guararapes, o paciente suspeito já recebeu alta.
O aumento no número de notificações acende o alerta para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, especialmente destiladas como cachaça, vodca, gin e uísque. O metanol — substância altamente tóxica — é usado ilegalmente na fabricação de bebidas falsificadas e pode causar cegueira, danos neurológicos graves e até a morte.
Diante da situação, o Governo de Pernambuco informou ter recebido 68 ampolas do antídoto utilizado no tratamento da intoxicação por metanol, enviadas de forma emergencial pelo Ministério da Saúde.