Brasil

Campanha do governo do RJ contra a Covid mostra ‘médico’ com máscara de cabeça para baixo

Uma campanha publicitária do governo do estado, que custou R$ 13 milhões, mostra uma pessoa usando a máscara facial de forma errada.

A campanha é exatamente para incentivar o uso de máscara, mas numa das fotos ela está de cabeça pra baixo.

A campanha publicitária ganhou as ruas do estado e as redes sociais. Olhando rápido, nem dá para perceber. Mas chegando mais perto é possível ver o erro. A máscara está de cabeça pra baixo. O clip nasal, que deveria estar no nariz, foi parar no queixo.

O infectologista Alberto Chebabo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica o risco que o uso incorreto da máscara representa. “O risco maior é ela não estar adaptada ao rosto e o ar entrar pelas laterais ou por cima sem passar pela máscara, sem filtrar. Você perde a eficiência da máscara porque o ar acaba passando pelas frestas laterais porque ela não tá ajustada ao rosto”, diz o infectologista.

Além da desinformação, o erro teve um preço para o bolso do contribuinte. A campanha publicitária da qual a imagem faz parte custou R$ 13 milhões aos cofres públicos do Rio de Janeiro.

O valor foi revelado numa reportagem do blog do jornalista Rubem Berta. O texto, publicado no mês passado, mostrou também que inicialmente a proposta da campanha era usar fotos de pessoas que sequer estavam de máscara.

Confira abaixo a íntegra da nota da Secretaria Estadual de Saúde:

“A Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Publicidade do Governo do Estado do Rio pedem desculpas por não terem percebido esse equívoco no uso da máscara dentro do nosso maior intuito nesta campanha: incentivar as pessoas que já podem se vacinar a buscar a imunização contra a Covid-19 e a manter as medidas de proteção. As peças publicitárias da primeira fase da campanha já foram recolhidas ontem (09.04) e uma segunda fase irá para as ruas nesta terça-feira (13.04)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *