Coluna Semanal – Dicas e perspectivas para o comércio local na pandemia – Por Rafaela Alencar

A Coluna Semanal de hoje já está no ar com Rafaela Alencar, empreendedora, administradora de empresas formada pela Universidade Federal de Pernambuco, hoje à frente do grupo Norpeças, Melhores Amigos Pet Shop e Franquia Yes Cosmetics Operação Salgueiro.

 

DICAS E PERSPECTIVAS PARA O COMÉRCIO LOCAL NA PANDEMIA

Há 10 anos atuando no comércio local, ouvindo as demandas dos amigos comerciantes e vivendo as transformações pelas quais nossos negócios passaram nos últimos anos, posso dizer com algum grau de certeza que empreender pelas bandas de cá é algo bastante desafiador. Nossa cidade passou por um boom muito expressivo quando vivenciamos as obras da transposição por volta de 2012. As pessoas viveram uma situação quase de pleno emprego, circulava recurso em nossa terra, tínhamos boas e grandes esperanças de que esse desenvolvimento se sustentasse no tempo, mas isso infelizmente não aconteceu.

Costumo dizer que passamos então a viver um período “depressão pós-eufórica” onde o movimento do comércio caiu e muitos empresários tomaram grandes prejuízos, alguns por terem aberto crédito para as empresas que prestavam serviço às obras, outros por terem se endividado para investir e aproveitar um crescimento intermitente que não se concretizou.

Nossa cidade não tem conseguido muito êxito em atrair investimentos e empregos, o que se gera por aqui normalmente é com muito suor e persistência dos seus próprios cidadãos. Nossa privilegiada localização geográfica parece que nada serve aos olhos dos governantes estrategistas. E então vem a pandemia desafiar ainda mais nossas atividades.

Como subverter tudo isso e ainda se manter firme e forte no meio desse furacão? Se reinventar nunca foi problema para um povo forte, valente e trabalhador como o nosso. Adaptar-se à nova realidade tentando trazer comodidade para os clientes e entrando de cabeça na modernidade, abraçando mercados que vão além da nossa cidade através da internet, criando vínculos fortes e duradouros com os seus clientes e reforçando diuturnamente a segurança em relação à Covid-19.

Nós não sabemos por quanto tempo ainda teremos que conviver com o coronavírus. Portanto, responsabilidade e prevenção são as palavras de ordem. Máscara, álcool, distanciamento e uma boa dose de criatividade para juntos superarmos mais esse grande desafio.

Com certeza quando tudo isso passar, quem conseguir se sobressair, estará muito mais forte e adaptado. Com grandes possibilidades de avanços importantes, tanto no seu comércio quanto nas relações humanas de maneira geral.

Rafaela Alencar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *