BrasilNotíciasPernambucoSalgueiro

Confirmado: Grupo Bemisa formaliza interesse em concluir Ramal Suape da Transnordestina

O Grupo Bemisa, um dos maiores do Brasil no ramo de exploração e exportação de minérios, formalizou o interesse em viabilizar a conclusão do Ramal Suape da Ferrovia Transnordestina. A intenção foi registrada ontem junto ao Ministério da Infraestrutura. A empresa busca instalar um terminal de minério de ferro na Ilha de Cocaia, em Suape, e escoar, via Transnordestina, a produção de suas jazidas localizadas no Piauí. As tratativas entre o Grupo Bemisa e o governo estadual estavam acontecendo desde 2019.

Os detalhes da parceria com a empresa serão divulgados em breve e devem por fim ao impasse gerado após o Governo Federal anunciar que a empresa concessionária  Transnordestina Logística S/A (TSLA), concluiria apenas o trecho de Elizeu Martins (PI) até o Porto de Pecém, no Ceará – 92 quilômetros mais extenso do que o ramal até Suape.

Ferrovia

A empresa TLSA, que era responsável pela concessão, não concluirá o ramal da Transnordestina que vai da cidade de Salgueiro até o Porto de Suape. Em julho, o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, confirmou que só será concluído o ramal de Salgueiro até o Porto de Pecém, próximo à cidade de Fortaleza. O Governo de Pernambuco foi atrás de um novo investidor para o empreendimento. A ferrovia começa na cidade de Eliseu Martins, no Piauí, e segue até Salgueiro, quando se divide nos dois ramais, sendo um de Curral Novo até o Porto de Suape. As obras estão atrasadas, pois, inicialmente, deveriam ter sido concluídas em 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *