Covid deixou de ser a maior causa de mortalidade no Brasil

A covid-19 deixou de ser a principal causa de mortalidade no Brasil há dois meses. É o que indica uma comparação dos registros da pandemia de novembro com a média de mortes por todos os outros fatores no mês durante os últimos 5 anos. Comparada com a média, a pandemia ocupa agora a 8ª colocação entre os principais causadores de mortalidade no Brasil.

Doenças isquêmicas do coração (como o infarto), cerebrovasculares (como o AVC) e outras doenças circulatórias foram as principais causas de morte em novembro nos últimos 5 anos. Foram em média mais de 7.800 óbitos registrados no mês em cada uma dessas categorias.

O Brasil registrou 4.090 mortes por covid em novembro de 2021. Os dados da data real das mortes de covid são atualizados semanalmente, mas é improvável que alguma nova atualização faça a covid voltar ao patamar de maior causa de mortalidade. Para isso, precisaria mais do que dobrar o número de mortes identificadas no mês de novembro.

O Poder360 comparou a data real das mortes por covid-19 em novembro de 2021 com a média de mortalidade no mesmo mês de 2016 a 2020 de todas as doenças no Brasil. Os dados de mortes por data real estão no último boletim epidemiológico. Os dados de causas de morte foram obtidos de 2016 a 2020 do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) porque ainda não há dados computados de mortalidade para todas as doenças nos últimos meses de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *