Data Magna de Pernambuco: entenda o feriado de 6 de março

A data foi instituída em 2007 e reinstituída em 2017 pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), se tornando feriado, pela primeira vez, em 2018. Porém, este ano, o novo feriado caiu em um sábado, então poucas pessoas estão associando o dia a uma data tão importante para o Estado de Pernambuco.

A magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.

O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa.

A revolta é também conhecida como Revolução dos Padres. Na época, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. A República de Pernambuco durou cerca de 75 dias, mas marcou a história do país.

A bandeira do estado, ostentada por muitos pernambucanos com orgulho, é a mesma utilizada pelos revolucionários, em 1917.

A República, apesar de breve, deixou um legado inestimável e inspira o povo até os dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *