Pernambuco

Entidade de Petrolina lança campanha visando aumentar acesso dos estudantes à Universidade

Diante do atual momento de ataque às instituições democráticas, a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina – UESP luta pela democratização da educação. Nesse contexto, a UESP, entidade de representação de estudantes petrolinenses, inicia hoje a campanha “Incluir para Democratizar”. Com o objetivo de reduzir a desigualdade e ampliar a oportunidade de ingresso de estudantes em todos os campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Entre as medidas principais, solicitadas em documento pela UESP à UNIVASF, nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, está o aumento de 50% para 60% das cotas de estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Também estão previstas a criação de 1 vaga para todos os cursos, reservadas para candidatos indígenas. E a instituição do bônus de inclusão regional de 15%, com o objetivo de estimular o acesso à Univasf aos candidatos que residem e que completaram o ensino médio na região de abrangência da UNIVASF.

Segundo Paolo Presta, diretor da UESP, essa tem sido utilizada como alternativa para garantir maior inclusão aos estudantes de cada localidade. O combate à desigualdade de acesso é uma luta permanente dos jovens sertanejos, e estamos conectados com essa demanda autêntica e justa.

Para ler a resolução completa da campanha e se atentar às demais ações da UESP, acesse o link. E para acompanhar a discussão também pelas redes sociais, busque por @uespoficial no Instagram, Facebook e YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *