PernambucoSalgueiro

Governo de PE está comprometido com a construção do traçado Salgueiro-Suape na Ferrovia Transnordestina, diz secretário

Durante participação na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, nessa segunda-feira, 8, na Alepe, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, disse que o Governo do Estado está comprometido com a construção do traçado Salgueiro-Suape na Ferrovia Transnordestina. O ramal foi retirado do projeto original do empreendimento no final de 2022, através de um aditivo do contrato.

“Nós estamos fazendo uma defesa muito forte, e estamos sendo irredutíveis, no trecho que liga Salgueiro ao Porto de Suape. Nós já temos ciência de todos os caminhos e possibilidades que estão postos à mesa e vamos agora defender aquilo que é melhor para o Estado de Pernambuco. Estou convicto de que muito em breve vamos estar anunciando a retomada de uma estratégia ferroviária para o país como um todo, e não apenas o atendimento casuístico do interesse de fulano ou de sicrano”, afirmou o secretário.

De acordo com Guilherme, o estudo de viabilidade da obra usado para embasar a mudança do traçado não aponta necessariamente a exclusão do ramal até o Porto de Suape. Essa foi uma, dentre várias possibilidades apontadas no documento, que analisava a viabilidade do empreendimento do ponto de vista da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). O secretário defende a continuidade das obras no trecho paralisado até que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma avaliação da obra e indique as possíveis irregularidades no que já foi executado. Em Pernambuco, a Transnordestina está concluída até Custódia.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, deputado João Paulo (PT), disse que debaterá o assunto com a bancada federal de Pernambuco na próxima semana e pretende fazer uma audiência pública em Salgueiro. “Nós tivemos aqui já grandes esclarecimentos, eu acho que hoje fechou aqui uma grande unidade do Parlamento com o Governo do Estado na defesa da Transnordestina, e também vamos nos deslocar para Salgueiro, para que a gente possa fazer uma reunião com audiência lá, para ouvir a região”, disse.

Informações: ALEPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *