PernambucoSalgueiro

Governo Federal autoriza funcionamento de novos cursos de Medicina em sete regiões de PE, mas deixa Salgueiro fora da lista

O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), anunciou na última quarta-feira (4) a autorização para a criação de 95 novos cursos de Medicina em 116 regiões de saúde em todo o país. No entanto, a notícia deixou um gosto amargo para os residentes da região de Salgueiro, uma vez que o município não foi contemplado com a autorização para um curso de Medicina.

A medida faz parte de um esforço do governo para aumentar a oferta de médicos no Brasil, com o objetivo de alcançar a marca de 3,3 profissionais para cada mil habitantes. Até então, o processo de criação de novos cursos de Medicina estava paralisado desde 2016, por determinação do governo Temer.

Sete novos cursos de Medicina foram autorizados em instituições privadas, em diferentes regiões de Pernambuco. As cidades beneficiadas foram Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Serra Talhada, Caruaru, Limoeiro e Palmares. No entanto, a região de Salgueiro não foi incluída na lista de autorizações, o que gerou frustração entre os moradores locais que sonhavam com a criação de uma graduação de Medicina no município.

O objetivo do edital é selecionar propostas apresentadas por mantenedoras privadas de Instituições de Ensino Superior (IES) do Sistema Federal de Ensino para autorização do funcionamento dos novos cursos. As propostas passarão pelas seguintes etapas: análise de admissibilidade, análise da capacidade econômico-financeira da mantenedora, análise de mérito das propostas e análise da experiência regulatória. O resultado das análises será divulgado no dia 23 de agosto de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *