Hemope tem estoques em nível crítico e convoca doadores

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) continua enfrentando problemas de desabastecimento nos estoques de sangue. Nesta terça (17), o Governo do Estado anunciou que todos os tipos sanguíneos possuem nível crítico nas reservas da fundação. O Hemope vem apresentando quadro similar há meses, situação que foi agravada pela pandemia da Covid-19, mas agora o comprometimento dos níveis seguros de sangue aconteceu de forma geral.

Quem pode doar e onde doar

Quem está em boas condições de saúde e tem entre 16 e 69 anos, neste último caso, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, mais de 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e ambos devem estar munidos de documento com foto.

Para quem faz uso de medicamentos de uso continuado como ansiolíticos e depressivos podem impedir a doação por três meses até o término do tratamento. O tempo de inaptidão varia de acordo com a vida média da droga, sendo no mínimo de 14 dias. Para aqueles que fizeram tatuagem recentemente, é preciso esperar 12 meses após o procedimento para poder doar sangue novamente. Também é possível doar sangue no período menstrual.

Em Salgueiro, o Hemope fica localizado na Rua Joaquim Gondim, 65, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *