Líder do PCC foragido desde 2014 é preso em Salgueiro; PF realizou transferência do homem para Recife

Um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso em Salgueiro neste sábado (16), em uma ação integrada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). A prisão ocorreu na BR 116. Valdeci Alves dos Santos, 50 anos, o “Colorido”, é considerado o segundo no comando da facção e estava foragido desde 2014, quando foi beneficiado para uma saída temporária e nunca mais foi visto.

O flagrante foi realizado durante a abordagem a uma caminhonete de luxo no Km 23 da rodovia. O passageiro do veículo apresentou um documento com indícios de falsificação, o que chamou a atenção dos policiais.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro para realizar a identificação datiloscópica. No local, foi confirmada a identidade do foragido, que foi encaminhado para apresentação à justiça em Recife.

Um grande esquema de segurança foi montado na madrugada deste domingo para que o homem fosse transferido para a capital pernambucana. Na manhã de hoje ele foi entregue ao Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, região metropolitana de Recife.

O Colorido

Nascido em Espinosa (MG), em 4 de fevereiro de 1972, ele é tido como um traficante de renome dentro da facção criminosa, sobretudo na região de Atibaia, no interior paulista. Ele também conviveu com Tuta e os demais membros da cúpula do grupo na penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP).

De acordo com o promotor Lincoln Gakiya, Tuta e Colorido assumiram a chefia do PCC após Marcola e outros 21 integrantes da liderança da facção terem sido transferidos, em fevereiro de 2018, de presídios de São Paulo para o sistema penitenciário federal, com prisões em Brasília, Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

“Quando eu falo ‘liderar’, eu falo ‘comando geral’, falo ‘decisões estratégicas’. Se o PCC, hoje, decidir se unir novamente ao Comando Vermelho, por exemplo, para uma logística maior de tráfico de drogas, essa decisão tem que ser tomada, hoje, pelo Tuta conjuntamente com o Colorido”, afirmou o promotor Gakiya à Record TV.

One thought on “Líder do PCC foragido desde 2014 é preso em Salgueiro; PF realizou transferência do homem para Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *