Lula no Jornal Nacional: entrevista vai durar 40 minutos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o próximo a ser entrevistado no Jornal Nacional. O petista estará nos estúdios da TV Globo nesta quinta-feira (25/8). A entrevista durará 40 minutos.
Dois outros presidenciáveis já passaram pela série de sabatinas do JN. O presidente Jair Bolsonaro (PL) abriu a rodada de entrevistas na segunda-feira (22) e Ciro Gomes (PDT) esteve na bancada do noticiário nessa terça-feira (23) e Simone Tebet (MDB) vai participar amanhã (26). A ordem foi estabelecida por sorteio.
Lula pretende focar suas respostas no impacto da economia na vida do brasileiro —fazendo comparação de números atuais com os registrados nos seus governos (2003-2010). A campanha petista espera que ele responda a possíveis perguntas sobre corrupção e Lava Jato com tranquilidade.
Foco na economia: Como tem feito em seus discursos, entrevistas e propagandas eleitorais, Lula pretende focar suas falas principalmente na economia. O ex-presidente tem insistido em uma comparação entre a gestão de Bolsonaro e seus oito anos de governo.
Munido com dados – como preço de alimentos, comparação de câmbio, número de desempregados e pessoas abaixo da linha da pobreza -, Lula buscará puxar as respostas para essa direção. O PT avalia que, nesse tema, ele consegue se comunicar de forma mais direta e eficiente com o eleitor médio.
A ideia é também apresentar o retorno de programas bem-sucedidos na gestão petista, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Bolsonaro não deve ser citado nominalmente, mas seu governo será criticado.