PE recebe 310.250 doses da AstraZeneca e deve avançar na vacinação contra Covid-19
Pernambuco recebeu, na noite do domingo (20), uma nova remessa com 310.250 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19. De acordo com o governo estadual, as unidades devem ser utilizadas para a aplicação de segunda dose, necessária para completar a imunização contra a doença.
Após a chegada, os lotes do imunizante seguiu para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI) e após checagem e separação seguiu para as 12 gerências regionais de saúde (Geres), locais em que as prefeituras fazem as retiradas para reabastecer os estoques.
São necessárias duas doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz para completar o esquema vacinal, com intervalo de três meses entre as aplicações.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco já recebeu 4.992.460 doses de vacinas desde o início da campanha em janeiro deste ano. Foram recebidas 2.630.170 vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, além de 2.024.160 unidades da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses da Pfizer/BioNTech.
Na sexta-feira (18), o estado recebeu 97.110 doses da Pfizer/BioNTech, destinada a pessoas com comorbidades e deficiência ou população em geral de acordo com a faixa etária da campanha de cada município.
Também na sexta, Pernambuco recebeu um lote com 65 mil doses de CoronaVac/Butantan. A vacina registrava déficit de aplicações em diversos municípios do estado, que aguardavam a chegada dos imunizantes para aplicar segundas doses.