Penaforte-CE: Ministério Público Eleitoral impugna registro de candidatura de Luís Celestina
O Ministério Público Eleitoral do Ceará – MPE– apresentou impugnação ao registro da candidatura de Luís Celestina em Penaforte, Estado do Ceará, criando um clima de instabilidade no meio do grupo político oposicionista daquele município.
A impugnação é baseada no julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará e divulgada no último dia 14 de agosto, constando o nome de Luís Celestina entre os gestores com contas julgadas irregulares.
De acordo com o MPE o processo que pode tornar Luís Celestina inelegível provém do Processo de Tomada de Contas Especial nº 26901/2019-6, no qual o candidato teve as contas julgadas irregulares por malversação de recursos públicos – utilização de recursos públicos indevidamente. Este processo teve origem por denúncia do Sindicato dos Servidores do Município que à época era representado pela professora Maria Lucineide Soares de Oliveira por malversação de recursos públicos ao utilizar indevidamente recursos do FUNDEB.
Resta saber se a oposição irá insistir na candidatura de Luís Celestina ou se irá substituir seu candidato por outro nome que compõem sua base de sustentação a exemplo de seu candidato a vice Vadim Muniz, o Presidente da Câmara Petrúcio Muniz, o vereador Sandriélio Rocha ou a liderança Avelar Pereira.
FONTE: TSE