Pernambuco

Pernambuco: começa a valer a ampliação de público vacinado de até 2.500 pessoas em eventos

Eventos esportivos com público, incluindo jogos de futebol profissional, podem ser realizados a partir desta segunda-feira (27) em Pernambuco. O governo autorizou a presença de até 2,5 mil pessoas ou 20% da capacidade do local, o que for menor, desde que as pessoas tenham sido vacinadas contra a Covid-19.

Além disso, também foi ampliada a quantidade de pessoas em shows, eventos culturais, sociais e corporativos em todo o estado, que podem receber até 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade total do local onde o evento deve ser realizado.

As flexibilizações das atividades também ampliaram o funcionamento de serviços de alimentação, como bares e restaurantes, que podem abrir até a 1h. Anteriormente, esses espaços podiam funcionar até meia-noite.

Essas alterações foram divulgadas no dia 23 de setembro. Nessa data, o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, informou que a previsão é que, até novembro de 2021, a capacidade de público dos eventos seja ampliada para 5 mil pessoas.

Tanto para os eventos e competições esportivas quanto no caso de eventos sociais, culturais e corporativos, o governo do estado estabeleceu que, a partir de 300 pessoas, é necessário que haja o controle do esquema vacinal dos presentes.

A partir do mês de outubro, não é necessário solicitar a autorização ao estado para realização de eventos. Até setembro, o governo havia determinado que os eventos-teste deveriam ser monitorados desde a venda dos ingressos até a testagem posterior dos participantes e tinham limite de 1,2 mil pessoas.

Apesar da exclusão da necessidade da autorização, os eventos devem seguir o protocolo de reservar 90% dos ingressos para pessoas que já tomaram duas doses de vacina contra a Covid-19.

Os 10% restantes podem ser destinados a pessoas que tomaram apenas uma dose do imunizante, desde que apresentem teste negativo para o novo coronavírus. Para exame do tipo RT-PCR, é necessário que tenha sido feito 48 horas antes do evento, já o teste de antígeno pode ser realizado até 24 horas antes do evento.

A partir de novembro, o governo informou que apenas pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 vão poder participar dos eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *