Pesquisa Datafolha: Lula segue em vantagem, mas Bolsonaro melhora

Restando pouco mais de seis meses para o primeiro turno das eleições de 2022, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa pela Presidência com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 26%, desempenho superior ao que vinha registrando em rodadas anteriores de pesquisas do instituto.

Mais atrás, aparecem os candidatos do Podemos, Sergio Moro, com 8%, e do PDT, Ciro Gomes, com 6%. A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 22 e 23 de março em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa espontânea, que pode ser comparada com a anterior, aponta um avanço de Bolsonaro, que ganhou 5 pontos porcentuais desde dezembro.

Lula teve 55% das intenções de voto no Nordeste em três dos quatro cenários da pesquisa. Também lidera entre os menos escolarizados (55%) e jovens (51%).

Já Bolsonaro tem 38% entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos e 39% entre os de renda acima de 10 mínimos, enquanto Lula tem 27% e 26% nesses estratos, respectivamente. Entre as regiões, os melhores desempenhos são no Sul (33%) e no Norte/Centro-Oeste (30%), embora com intenções de voto menores que de Lula.

Entre os evangélicos, Bolsonaro registrou 37% das intenções de voto, empate dentro da margem de erro com Lula (34%), mas com vantagem numérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *