Pernambuco

Polícia Federal deflagra Operação Hidra contra organização criminosa em diversas cidades de Pernambuco

Nesta quinta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a Operação Hidra, mirando uma organização criminosa acusada de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro. A ação, que envolve 214 policiais federais, cumpriu mandados expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) em nove cidades de Pernambuco, incluindo Recife, Caruaru, Camaragibe, Arcoverde, Ibimirim, Afogados da Ingazeira, Inajá, Itacuruba e Salgueiro.

As investigações tiveram início a partir de uma delação premiada homologada pelo TRF-5, permitindo a descoberta de uma associação criminosa envolvendo empresários e agentes públicos. Um prefeito da região do Sertão é acusado de contratar empresas fantasmas ligadas ao mesmo grupo ou aos mesmos empresários, para fornecer materiais e serviços nas áreas de saúde, obras de engenharia, pavimentação e locação de veículos. Há indícios de direcionamento de licitações com a indicação de um pregoeiro ligado aos empresários envolvidos.

Durante a Operação Hidra, foram cumpridos 86 mandados de prisão em endereços de integrantes da quadrilha, composta por agentes públicos, servidores e empresários. A operação visa apurar irregularidades como movimentações financeiras suspeitas, inexistência de empresas contratadas pela prefeitura ou insuficiência/incapacidade das mesmas, vínculos suspeitos entre proprietários das empresas contratadas, além de análise de processos licitatórios com indícios de contratações diretas irregulares, superfaturamento e fraudes.

A investigação teve início após um acordo de colaboração premiada, homologado pelo TRF-5, quando um ex-servidor do município denunciou o esquema em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *