Salgueiro

Projeto de vereador torna curso de primeiros socorros para professores obrigatório nas escolas de Salgueiro

Em seu discurso na Sessão Ordinária desta quarta-feira (6), o vereador Henrique Sampaio (PSD) apresentou um projeto que visa obrigar a Prefeitura de Salgueiro a oferecer curso de primeiros socorros aos professores da Rede Municipal de Ensino. Ele lembrou que a medida já foi estabelecida nacionalmente pela Lei Federal n° 13.722, mas ainda não é aplicada em Salgueiro.

“Junto ao processo de capacitação dos professores, [queremos] que a prefeitura ofereça o curso de primeiros socorros, dando assim um certificado a eles e ter o serviço disponível nos equipamentos [de ensino]”, disse o vereador na tribuna, destacando que muitas crianças precisam de atendimento de primeiros socorros nas escolas diariamente.

O projeto que vai regulamentar a Lei Lucas em Salgueiro deve entrar em pauta na Casa Epitácio Alencar na próxima semana.

Sobre a Lei Lucas

Em setembro de 2017, um passeio escolar na cidade de Cordeirópolis (SP) se transformou em tragédia. Após comer um cachorro-quente, o menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, engasgou com um pedaço de salsicha e não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada – a manobra de Heimlich ou desengasgo. Quando finalmente o socorro médico chegou, Lucas já se encontrava em morte cerebral, vindo a falecer dois dias depois em decorrência de asfixia mecânica. Desde então, a família do menino tem se empenhado para evitar que outras mortes aconteçam em decorrência do despreparo da comunidade escolar na prestação de primeiros socorros, instituindo o selo “Lucas Begalli Zamora da Silva” a instituições de ensino capacitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *