Rússia recua e diminui ataques em troca de neutralidade da Ucrânia
A rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia na Turquia nesta terça-feira (29), parece finalmente ter alcançado um avanço em direção a um possível acordo de paz. As duas delegações discutiram o cessar-fogo e garantias de segurança internacional para a Ucrânia, que se colocou à disposição para adotar a neutralidade em alianças militares. Após a reunião, a Rússia afirmou que vai reduzir a atividade militar em Kiev e em Chernihiv e que pode acelerar um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Volodmir Zelenski.
Segundo Mikhailo Podoliak, auxiliar do presidente Volodmir Zelenski, a chave para a negociação é o acordo sobre garantias de segurança internacional para a Ucrânia. “Somente com este acordo podemos acabar com a guerra como a Ucrânia precisa”, disse Podoliak no Twitter. Foi a primeira vez desde o início da guerra que a Ucrânia aceitou negociar sobre o território.
Após o encontro, o chefe da delegação russa, Vladimir Medinski, disse que a Rússia está preparada para acelerar uma possível reunião entre os presidentes Vladimir Putin e Volodmir Zelenski, assim que um esboço do acordo de paz entre os dois países estiver pronto.
“Após as discussões significativas de hoje [terça-feira], decidimos e propusemos uma solução na qual é possível a reunião dos chefes de Estado simultaneamente, com a assinatura do tratado por parte dos ministros das Relações Exteriores”, disse Medinski.
Informações: Estadão