Univasf apresenta projeto urbanístico e arquitetônico do Campus Salgueiro
O pátio da antiga Rede Ferroviária Federal, tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e com espaços para uso de toda a comunidade será dado espaço para um campus com edificações com linguagem arquitetônica contemporânea. Esta é a proposta do projeto urbanístico e arquitetônico para o campus definitivo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Salgueiro. O projeto foi concluído recentemente e será apresentado à Prefeitura de Salgueiro, para fortalecer as negociações com o poder público municipal em prol da confirmação da doação do terreno. O prefeito Marcones Sá inicialmente foi contra a renovação do termo de doação do terreno à Univasf. Em setembro houve uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir a importância da doação.
O terreno para construção do novo campus possui área total de mais de 88 mil metros quadrados, já existem algumas edificações, que serão totalmente incorporadas à estrutura do novo campus, com algumas adequações. Uma delas é o antigo armazém de carga, onde inicialmente funcionarão biblioteca e auditório. Este último utilizará a estrutura do Teatro Alaíde Conserva, que continuará com seu uso cultural original e aberto à comunidade. No prédio da estação ferroviária, funcionará a administração do Campus.
O investimento em projetos totaliza R$ 270.173,03, financiados por termo de execução descentralizada firmado com o Ministério da Educação (MEC). Os detalhes do projeto foram divulgados pelo site oficial da Universidade do Vale do São Francisco.
Para o professor Sérgio Motta, o projeto urbanístico e arquitetônico com os elementos propostos para o Campus Salgueiro evidencia a importância para toda a cidade da implantação do novo campus da Univasf no terreno. “Considerando o impacto positivo que o Campus, neste local, trará para toda a comunidade, estamos certos de que qualquer dúvida que ainda possa restar no Executivo Municipal será extinta. A finalização do projeto executivo deixou isto ainda mais claro para nós”, avalia o docente.
Vista de cima mostra maquete inteira do projeto do Campus Salgueiro
Meu Sentimento nesse momento é de extrema alegria, não cabe no meu peito a sensação de felicidade e de esperança para a minha gente… parece um sonho ver esse projeto prestes a ser realizado.. isso não tem preço!… Isso é extraordinário, é explendor,, é progresso para toda uma região!… Que Deus encha de graças às pessoas que por ventura venha a realizar tamanha obra!…