Apenas seis cursos de direito de Pernambuco são recomendados pela OAB

Seis cursos de direito de universidades de Pernambuco foram recomendados pelo Selo OAB Recomenda, que chega à sua sétima edição em 2022. Os seis cursos foram selecionados em um universo de 80 cursos em funcionamento no Estado, de acordo com dados do Ministério da Educação. O Selo visa destacar os cursos de qualidade do país.

Com o intuito de colaborar com a formação de qualidade de futuros advogados, a OAB criou o Selo OAB Recomenda, uma vez que a má qualidade do ensino tem impacto direto na carreira e no exercício profissional. O reflexo da baixa qualidade da maior parte dos cursos repercute na baixa taxa média de aprovação dos bacharéis em direito no Exame da Ordem, cerca de 15%.

Na edição atual, a metodologia estabeleceu como critérios mínimos a participação de estudantes desses cursos em pelo menos três dos últimos cinco Exames de Ordem e um total mínimo de 60 participantes presentes nas cinco últimas provas, além da nota do Enade de 2018. A aplicação dos critérios resultou na admissibilidade de 1.255 cursos de direito, considerado os 1.896 existentes no Brasil.

“Observamos um cenário bastante preocupante, com cerca de 7,5% dos cursos jurídicos em Pernambuco atendendo a parâmetros mínimos de qualidade evidenciados pelo Exame de Ordem”, explica Marco Aurélio de Lima Choy, presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem.
 
Confira os cursos aprovados pelo Selo OAB Recomenda em Pernambuco: 

Universidade de Pernambuco – UPE – Arcoverde
Faculdade de Petrolina – FACAPE – Petrolina
Universidade de Pernambuco – UPE – Recife
Faculdade Nova Roma – FNR – Recife
Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP – Recife
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *