Após mais de 3 meses de cobranças, secretário de educação de Salgueiro anuncia retorno na distribuição do kit merenda
Diante da situação de calamidade pública devido ao enfrentamento do coronavírus, o Ministério da Educação autorizou, em janeiro de 2021, que os entes federativos, durante o período de suspensão das aulas presenciais, continuem a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Pnae a estudantes ou responsáveis.
Entretanto, em Salgueiro a última distribuição aconteceu em dezembro de 2020. Desde então, pais e responsáveis estão cobrando da Prefeitura de Salgueiro a continuidade das entregas dos kits alimentação para alunos da rede pública municipal. O vereador Agaeudes Sampaio (DEM), foi um dos vereadores que recebeu denúncias sobre o atraso e cobrou do Executivo.
Nesta sexta-feira (9), mais de três meses depois da última distribuição, durante transmissão de “Live dos 100 dias” realizada pela gestão, o secretário de educação, Marcelo Sá, informou que a gestão passou por ‘percalços’ para no processo licitatório da merenda escolar, mas que a licitação foi feita e a merenda será distribuída. “A merenda atrasou mas chegou, o pessoal está preparando os kits pra distribuir”, anunciou Marcelo.
A alimentação escolar é um direito garantido na Constituição e a distribuição do kit merenda deve garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da educação básica pública mesmo durante a suspensão das aulas presenciais.