Morre Zé Pintor, criador da Bandeira e Escudo de Salgueiro

Faleceu aos 98 anos, na madrugada desta segunda-feira (26), José da Cunha Barros, popular “Zé Pintor”, responsável pelo desenho da Bandeira e Escudo de Salgueiro. Nascido em Buíque, em 1922, recebeu o título de cidadão salgueirense em 2017, através da indicação da ex-vereadora Paizinha Patriota. A justificativa para a entrega do título foi o exemplo de boa cidadania e competência nos cargos públicos que ocupou, deixando o seu legado na história de Salgueiro através da pintura e desenho.  Zé Pintor era casado com a professora Maria Eremita, com quem constituiu sua família.

O desenho que ele fez da Bandeira de Salgueiro foi oficializado por meio de Decreto nᵒ 10, de 2 de abril de 1985. A cruz representa a fé do povo, a estrela grande o Poder Executivo, as estrelas pequenas a Câmara de Vereadores, o Ramo de Salgueiro a origem do município, a cor azul o céu e o branco a paz.

Nas redes sociais, o presidente da Câmara de Vereadores, professor Agaeudes, enalteceu o amor de Zé Pintor por Salgueiro. “Durante os seus muitos anos de vida, amou essa cidade como se fosse sua.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *