Salgueiro

Vereador sugere Comenda de Honra ao Mérito a Padre Remi

A Câmara de Vereadores apresentou na sessão desta quarta-feira (3), o pedido de entrega de Comenda de Honra ao Mérito Dr. Francisco de Assis Alves de Carvalho ao Padre Remígio de Vettor, conhecido como Padre Remi.

Criada em homenagem ao médico Francisco de Assis Alves de Carvalho (Dr. Assis), fundador do Pronto Socorro, São Francisco que faleceu em novembro de 2020 por complicações da Covid-19, a condecoração é entregue para pessoas e entidades que contribuem com trabalhos de relevância social no município e foi oferecida ao Sacerdote pelo vereador Sávio Pires.

Padre Remi estava presente na Sessão e agradeceu a homenagem. “Obrigado pelo reconhecimento que estão me dando como um Padre que dedicou 30 anos da sua vida aqui em Salgueiro e que aqui vai terminar os seus dias (…). É o amor que constrói o mundo. Que todo mundo, incentivado por esta medalha, recorde esse compromisso: Plantemos amor no mundo.”

A sugestão da entrega da Comenda de Honra ao Mérito foi enviada para as Comissões do Legislativo e, caso seja aprovada, será realizada em Sessão Solene.

Biografia

Padre Remígio de Vettor SdC, nasceu em 06 de Janeiro de 1939 num vilarejo no norte da Itália numa região chamada de Dolomitas.  Em 1967, aos 28 anos, Padre Remi foi ordenado sacerdote e já sabia que o seu destino seria cruzar o oceano Atlântico para o Brasil. Após trabalhar em Porto Alegre/RS e Rio de Janeiro/RJ, Padre Remi decidiu vir para o nordeste nem meados da década de 80. Padre Remi chegou a Salgueiro em 1991, em meio a um dos momentos mais difíceis da história da cidade, a violência estava grande no município, o Padre José Maria Prada havia sido assassinado.

A cidade de Salgueiro precisava naquele momento de uma mudança e sabendo disso, Pe. Remi passou a liderar uma sociedade que estava a mercê da criminalidade, com sua coragem passou a enfrentar e não aceitar qualquer ato violento. Por causa disso a população passou a ter uma maior consciência de seus direitos. Com o crescimento da participação e mobilização da população liderada pelo Padre Remi, a igreja de Santo Antônio passou a não comportar o número de fiéis que vinham participar das celebrações, por isso então as missas passaram a ser campais.

Com 54 anos de Ordenação Sacerdotal, atualmente o Padre Remi é o Vigário da Paroquia Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro em Salgueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *